Monsenhor enVide neFelibata
Este website serve como arquivo do trabalho artístico de enVide neFelibata, tendo as atualizações cessado em 2021. Para ver os projetos mais recentes do artista, visite www.yzonk.com.

Nomes Estrangeiros

Um blogue sobre coisas que fazem pouco sentido escrito por Rui Leitão e ilustrado por Monsenhor enVide neFelibata.

esferográfica 0.4 mm sobre papel Fabriano 250gr
2021
REF passas_2021.01.18
Nomes Estrangeiros

sobre

Nós portugueses sempre tivemos um grande fascínio pelo estrangeiro. O estrangeiro é que é bom.

O que mais admiro nesta coisa de olharmos para o estrangeiro como algo melhor do que temos é sobretudo na língua. Nós só defendemos a nossa língua quando nos pisam os calcanhares ou quando nos queremos exibir um bocadinho.

O exemplo mais clássico desta admiração pelo estrangeirismo e a inserção na nossa língua é quando queremos dar o nome às coisas (grupos, empresas, lojas, serviços, etc.). Cantam os Clã que em inglês soa sempre bem e então a malta toca a dar nomes às coisas em inglês com a desculpa de que vivemos num mundo global e até pode dar jeito o nome em inglês. É assim tipo universal.

Estes dias espanto-me com um destes casos. Vejo eu um autocolante num carro sobre um clube BTT que se chama “Love Biker’s - Race Team”. “Uau”, devem ter dito uns para os outros quando o iluminado apresentou a proposta do nome. Estou mesmo a imaginar o entusiasmo. Não repararam foi no erro do apóstrofe mal colocado, o que até dou de barato nesse caso.

Na minha tentativa de traduzir o que eles quereriam dizer com este nome cheguei a algumas conclusões interessantes. “Love Bikers”, sem o tal apóstrofe em riste, talvez pudesse ser traduzido como “Os Ciclistas do Amor”. Nem me parece bem nem mal. Se é para manter o apóstrofe, a palavra “love” é que está fora de sitio, ou seja, o que eles quereriam dizer talvez fosse “Biker’s Love” o que traduzido poderia dar em algo como “O Amor do Ciclista”. Já é um pouco mais grave.

Mas esforcei-me e fiz outro exercício, pensar primeiro em português, talvez eles quisessem dizer “Os Amantes do Ciclismo” o que não tem nada haver em inglês, o mais próximo seria qualquer coisa do género de “Cycling Lovers”, porque até “Biker’s Lovers” soa a estranho, algo tipo “Os Amantes dos Ciclistas”.

Esta malta que saí vestido de licra aos domingos de manhã em grupinhos, sempre me suscitou alguma confusão. Nada contra, é só um baralho meu.

download

ARQUIVO IMAGEM ÁLBUM 32.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM DESENHOS 65.6 Mb
EXPORTADO EM PDF EN 820 Kb
EXPORTADO EM PDF PT 821.9 Kb

desenhos

^