Monsenhor enVide neFelibata
Este website serve como arquivo do trabalho artístico de enVide neFelibata, tendo as atualizações cessado em 2021. Para ver os projetos mais recentes do artista, visite www.yzonk.com.

Ano Novo, Vida Nova

Um blogue sobre coisas que fazem pouco sentido escrito por Rui Leitão e ilustrado por Monsenhor enVide neFelibata.

esferográfica 0.4 mm sobre papel Fabriano 250gr
2021
REF passas_2021.01.04
Ano Novo, Vida Nova

sobre

Em tempos acreditei vagamente neste provérbio, mas com o avançar da idade, que ainda não é muita, apercebo-me de que é um provérbio enganador.

Ninguém cria uma vida nova com apenas uma passagem de ano. É um facto. Decidir que vamos ter uma vida nova numa noite de consumos exagerados é só ridículo. Não tenho dados concretos mas apostaria que mais de 90% das promessas feitas de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, acabam ao fim de uma semana, no máximo, duas. Falo por mim. Quantas vezes pensei em deixar de fumar ou de beber álcool no dia 1 de Janeiro. Já deixei de fumar, mas foi em Junho e demorei muito tempo a planear. Beber, já deixei de prometer.

Pensar num projecto de mudança de vida não é uma coisa que vai lá só com uvas passas. Se elas não fazem sentido na comida, a pedir desejos muito menos. Quando pensares em mudar realmente de vida, tenta planear isso sóbrio/a, talvez seja mais adequado e sofras menos com as altas expectativas que crias. Porque quando se faz um plano é preciso, não só definir metas, como perceber se são exequíveis.

Mesmo assim, acho muito bem que a malta peça desejos enquanto come passas empurradas pelo espumante, são poucos os que realmente bebem champanhe neste dia. Mas que tal pedir desejos a sério, assim tipo milagres, como: “Este ano gostava muito de que o meu banco considerasse os meus empréstimos todos pagos.”, outro desejo poderia ser: “Que este ano o meu trabalho seja altamente reconhecido e que me paguem o dobro, mesmo que eu faça tudo igual como até hoje.”, melhor ainda “Que amanhã acorde fresco como uma alface, e sem as dores de cabeça que este espumante rasca me costuma a dar.”.

Isto sim são desejos. No caso de quereres planear algo mais profundo na tua vida, começa devagar e não penses logo numa vida nova, porque isso nunca te vai acontecer.

Por exemplo, eu e o enVide, desejamos neste ano de 2021, todas as segundas-feiras deixar-vos aqui algo escrito e rabiscado. Este é o nosso desejo enquanto comemos passas e nos enfrascámos de espumante (daquele que dá dores de cabeça).

Bom ano novo!

download

ARQUIVO IMAGEM ÁLBUM 22.4 Mb
ARQUIVO IMAGEM DESENHOS 65.4 Mb
EXPORTADO EM PDF EN 600.5 Kb
EXPORTADO EM PDF PT 602.4 Kb

desenhos

^